Mais lidas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

MTD

Carta aberta de membros do Movimento dos Trabalhadores Desempregados do Rio de Janeiro em anexo, fazendo alguns esclarecimentos sobre a atual situação do movimento no estado.

No site do MTD-RJ http://mtdrio.wordpress.com/ , na seção Documentos, tem também uma carta mais extensa para quem tiver maior interesse e quizer mais detalhes.

Geografia Agrária

13 ABRIL 2010 (BR-Campinas) 150 famílias ocupam uma fazenda improdutiva naregião de Campinas
http://passapalavra.info/?p=21820

Como parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, na manhãdesta terça-feira cerca de 150 famílias do Movimento dos TrabalhadoresRurais Sem-Terra (MST) ocuparam a Fazenda Monte D’Este, na região daGrande Campinas. O latifúndio é ligado ao Vera Cruz EmpreendimentosImobiliários, bem como a importantes acionistas do Banco Real e, emboratotalmente improdutivo, está com o processo de desapropriação parado háanos na justiça. As famílias do MST reivindicam a aceleração deste e detantos outros processos semelhantes no estado de São Paulo e em todoBrasil, visando atender à crescente demanda pela democratização do acessoà terra e pela garantia do cumprimento de sua função social, asseguradapela Constituição Federal.A Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária “LUTAR NÃO É CRIME!” érealizada em memória dos 19 companheiros assassinados no Massacre deEldorado de Carajás, durante operação da Polícia Militar, no município deEldorado dos Carajás, no Pará, em 1996. O dia 17 de abril, data domassacre que teve repercussão internacional, tornou-se o Dia Nacional deLuta pela Reforma Agrária. Depois de 14 anos, o país ainda não resolveu osproblemas dos pobres do campo, que continuam sendo alvo da violência dosfazendeiros e da impunidade da justiça. Segundo dados da Comissão Pastoralda Terra (CPT), foram assassinados 1.546 trabalhadores rurais entre 1985 e2009. Em 2009, foram 25 mortos pelo latifúndio. Do total de conflitos, só85 foram julgadas até hoje, tendo sido condenados 71 executores dos crimese absolvidos 49 e condenados somente 19 mandantes, dos quais nenhum seencontra preso.Além de exigir a aceleração do processo de desapropriação da Fazenda MonteD’Este, as 150 famílias que ocupam o latifúndio do Vera CruzEmpreendimentos Imobiliários também denunciam a generalizadacriminalização da luta, dos movimentos sociais e da população pobrebrasileira como um todo. Neste momento inclusive, sob o permanente riscode serem despejadas e reprimidas violentamente, as famílias protestam pelaamplificação destas denúncias, bem como pela solidariedade efetiva detodas as pessoas comprometidas com a luta por Reforma Agrária no país.A Fazenda Improdutiva Monte D’Este fica no KM 121 da estrada Campinas –Mogi, conhecida também como “Estrada para Furnas” ou “Solar dasAndorinhas”. Toda solidariedade neste momento é bem-vinda! Maisinformações diretamente do local: 11-7120-8712 (Érika) ou 16-9231-7866(Freire).Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária 2010: “LUTAR NÃO É CRIME!”